terça-feira, 1 de julho de 2014

A Inflação Imobiliária

Venho falando há tempos sobre inflação, de como os preços estão altos e até demais, muitas vezes. E não é diferente no setor imobiliário, isso tudo lembra muito a bolha de inflação na qual gerou a crise americana, lembra?



Bom, lá nos States era o seguinte, os preços dos imóveis subia cada vez mais, e os suas vendas geravam cada vez mais e mais empréstimos bancários, e isso aumentou de tanta forma, que muitos bancos sobreviviam dessa forma, só que com a inadimplência dos empréstimos, gerou uma crise sem tamanho.

Muitos empréstimos + Muitos Juros = Ninguém pagou, no que deu? Falência de diversos bancos.

Por aqui, ainda não estamos neste patamar, mas se não tomarmos cuidados, podemos cair. Ainda estamos na fase da bolha, vemos em todos lugares apartamentos pequenos, casas, cada vez mais caras.

Segundo estudos da USP, hoje o brasileiro possui 26% MENOS capacidade de comprar um imóvel do que em 2005. Em 2005, com 100.000 reais compraríamos um imóvel com sala, 2 quartos, banheiro, cozinha e lavanderia, hoje já não é possível isto em grandes metrópoles ou cidades grandes. 

Enquanto o valor do mercado só cresce, a capacidade de obter imóveis caí, antes o mesmo apartamento custava 100.000 reais hoje pode chegar a 250.000 reais, enquanto que a capacidade do brasileiro, era inicialmente de 100.000 reais (previsão) hoje chega na casa de 76.000 reais.



Realmente, vida de brasileiro é difícil.

fonte: http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/2014/06/26/compra-imovel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário