Você que acompanhou a Copa, também deve ter visto jogos, análises táticas, e como todo torcedor, fez sua seleção dos melhores e também deve ter elegido os piores da competição.
Vou tentar, sim tentar, fazer a análise mais justa possível, deixando um pouco de lado meu lado torcedor, sim sou fã de Messi.
Vou colocar o Primeiro e o Segundo Melhor de cada posição e 1 reserva por Questão de Honra e claro, sabendo que são 23 convocados.
GOLEIROS:
1- Keylor NAVAS: sim, não é o Neuer meu primeiro goleiro. Motivos? Costa Rica entre as 8 melhores seleções do mundo, e isso passou diretamente por Navas, ou melhor não passou. O goleiro foi fundamental na campanha, num grupo com Uruguai, Inglaterra e Itália, depois enfretando Grécia e parando somente nos pênaltis para a Holanda. Seu trabalho rendeu um belo contrato com o Real Madrid, por R$32 milhões de reais, que os Galácticos gastaram em sua contratação.
12- Manuel NEUER: levou a Alemanha até a final e se tornou Campeão do Mundo, merece, confesso que fiquei na dúvida com Bravo, goleiro do Chile que também foi excelente, mas quem vai se esquecer daquela defesa com uma mão só, no chute de Benzema nas quartas de final contra a França? Pode não ter sido o chute mais forte do mundo, mas era um momento decisivo do jogo.
LATERAL DIREITO:
2- Philip LAHM: foi um dos melhores do poderoso time alemão, pode atuar tanto de volante e na lateral. Além de Capitão do time alemão, foi importante na estrutura da defesa como na saída de jogo. Simplesmente Indiscutível.
13- Juan Guilhermo QUADRADO: sondado pelo Barcelona, o lateral/meia colombiano atua na Fiorentina, e nessa mescla de posição foi um dos melhores da Colômbia e claro merece lugar nessa seleção, misturando habilidade e tática, foi um dos jogadores com mais assistência para gols no campeonato.
LATERAL ESQUERDO:
6- Marcos ROJO: um zagueiro jogando na esquerda. Essa foi a simples colocação de Sabella na Argentina, e deu certo. Saindo pouco pro ataque mas sendo extremo no desarme, Rojo deu segurança ao time argentino, chegar até a final.
16- Pablo ARMERO: depois do armeireitchon, nada se espera mais que Armero no time. Sendo titular, parecia que não sabia o que era cansaço, jogava sempre pra frente, e atacava muito, fato que resultou em 2 gols do lateral. Pela vitalidade, o comprometimento em atacar merece lugar na Seleção dos Melhores.
ZAGUEIROS:
3- Mats HUMMELS: nem preciso dizer mais. O melhor zagueiro da Copa, na minha opinião, além do gol decisivo nas quartas, foi o ponto forte de estrutura defensiva que Low escolheu. Foi um dos principais motivos para Cristiano Ronaldo não respirar direito no confronto Alemanha e Portugal.
4- Ezequiel GARAY: se a Argentina foi bem em bolas lançadas pelo alto, se deve a ele. Jogador sem habilidade, mas sabe fazer o trabalho do bom zagueiro, boa marcação e sem brincadeira na frente da área.
15- Ron VLAAR: zagueiro experiente da Holanda, no sistema de Van Gaal, com 3 zagueiros e 2 alas foi fundamental. Zagueiro de pouco brincadeira mas muito vigor físico e chegava junto na bola, vale ressaltar o belíssimo sarrafo em Ramires na disputa de 3 e 4 lugares. Nunca se destacou muito nos clubes em que passou, mas nesta Copa foi excelente.
14- DAVID LUIZ: bom zagueiro, se bem que nem ele sabe direito em que posição joga. No Brasil foi importante, brigava, xingava e merecia a braçadeira de capitão, nisso ainda fez um golaço no jogo contra a Colômbia. Mas sofre da Síndrome do Camisa 10, pensa que pode driblar todo o time adversário e decidir um jogo num lance só, e aí que faltou LFS dizendo que ele era o 4 e era zagueiro, que devia simplesmente rifar a bola da defesa. Mas da dupla chororô de zaga do Brasil, merece estar entre os melhores, apesar da doença.
VOLANTES:
5- Paul POGBA: além de ser a revelação do Mundial, era desicivo para a França com a ausência de Ribery. Além do controle de bola, chutes de fora da área, podia criar uma jogada do nada, lembrando muito Patrick Viera.
8- Javier MASCHERANO: deu o sangue em campo pela Argentina, não pode faltar, brigava até por escanteio. Sabe trocar passes e jogar com determinação, só faltou sair de campo como Campeão, para contemplar a excelente copa que fez.
23- Bastian SCHWEINSTEIGER: só o nome já diz, que merece lugar aqui. Jogando e marcando, sabe tanto defender e atacar, soube em muitos momentos acalmar o jogo e acelerar, o título da Alemanha passa sem dúvidas por ele.
MEIAS:
7- Toni KROOS: prata da casa do Bayern de Munique, foi um dos ou o melhor meio campo desta copa. Com um cruzamento e lançamentos a la Beckham, jogou muito em todos os jogos e merece ser titular absoluto da Seleção dos Melhores. Hoje já assinou com o Real Madrid por 25 milhões de euros.
10- Lionel MESSI: sou fã, e é difícil falar, é um craque, em alguns jogos se apagava, mas dependia de uma bola, contra a Suíça por exemplo, ficou apagando durante a prorrogação, mas em 1 só arrancada deu um passe para Di Maria colocar a Argentina nas quartas. Se a Argentina chegou a final, Messi, definitivamente foi insubstituível.
11- Arjen ROBBEN: experiente e habilidoso e dono de uma velocidade impressionante. É um craque e disparado o melhor da Holanda nesta copa. Briga pelo título de melhor do Mundial.
20- JAMES RODRÍGUEZ: um jogador novo que impressiona por sua qualidade em criar jogadas e chute a gol. Fez um baita copa do mundo e em 2018, poderá, se manter o nível, um dos melhores jogadores do mundial. Foi fantástico.
22- Ángel DÍ MARIA: fez uma temporada excelente no Real Madrid, e como Messi não joga sozinho, a muito a Argentina deve a ele, mesmo não jogando a final ou a semi final, e mesmo sendo um jogador extremamente feio, merece estar entre os melhores.
ATACANTES:
9- Robin VAN PERSIE: dono da camisa 9 na Holanda e também da Seleção dos Melhores. Foi o matador da Holanda e mostrou força e ímpeto sendo capitão de sua Seleção. Sem contar o gol fantástico de cabeça contra a Espanha.
18- Miroslav KLOSE: foi o centroavante alemão, e quando entrou, lembre-se que começou como reserva, fez um gol contra gana, e no decorrer do mundial outro gol contra o Brasil, mostrando ao mundo que a artilheria das Copas, tinha um novo dono, com 16 gols em copas.
17- Thomas MULLER: um garoto ainda, mas com faro de gol. Chega há 10 gols em Copa do Mundo com nem ainda 24 anos completos. Podendo jogar de meia, chegando ao ataque e como 9 de centroavante. O jogador foi ponto forte na Seleção Alemã.
19- NEYMAR JR.: não tem como tirar do time, nos jogos que jogou, pode ter se apagado um pouco em um ou outro, mas era pelos seus pés que o Brasil sonhava com um hexacampeonato. Acredito que mesmo se ele e Thiago Silva, não iriam impedir a desclassificação do Brasil, mas quem sabe não tomaríamos 7.
23º JOGADOR, MÉRITO:
21- Andrea PIRLO: apesar da Itália nem ter chega nas oitavas, Pirlo é um grande jogador, bate falta, tem um toque de bola refinado, cria jogador e sem contar o lance do porta luz que deixou Marchisio livre para fazer o primeiro da Itália contra a Inglaterra. O coração da Squadra Italiana, merece lugar na Seleção. Enquanto muitos sofriam com câimbras, Pirlo, com 35 anos, corria e sequer reclamava na Itália.
Minha Seleção jogaria no 4-5-1, com:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<NAVAS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
LAHM<<<<<<<<HUMMELS>>>>>>>>>>GARAY>>>>>>>>>ROJO
<<<<<<<<<<MASCHERANO>>>>>>>>>>POGBA>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<KROOS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
MESSI>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>ROBBEN
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<VAN PERSIE>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Se tivesse que escolher um técnico, escolheria VAN GAAL, criou um novo esquema para a Holanda e sabia mesclar as funcionalidade de cada jogador em campo, LOW também poderia merecer por todo seu trabalho na Seleção.
E na eleição de melhores? Bom KROOS seria o melhor da Copa, por tudo que fez e sua importância na Alemanha e ganhando o troféu, em segundo ROBBEN, foi muito decisivo para a Holanda, e em terceiro MESSI, por suas arrancadas e habilidade, e claro, principal jogador da Argentina.
Concorda? Discorda? Deixe nos comentários, faça sua seleção ou seu esquema tático.
Depois tem os piores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário