A ONG Defesa Social entrou com uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura de Belo Horizonte, que está distribuindo a usuários de droga canudos para o uso de cocaína e água destilada para dissolver a droga. Além disso, a Prefeitura fornece, inclusive para menores de idade, camisinhas e gel lubrificante para a prática de sexo anal. O objetivo da ONG é ouvir do prefeito Marcio Lacerda, via Ministério Público, as justificativas legais e científicas da medida.
O presidente da organização, Robert Willian, classifica a ação da prefeitura como absurda (acredito que nem tanto, somos santos agora?). A ONG Defesa Social é uma das cinco integrantes do projeto Consultórios na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha com a abordagem e apoio aos usuários.
A Prefeitura de BH admite que faz a distribuição para evitar o compartilhamento do material e a transmissão de doenças, como Aids e hepatites. No entanto, a justificativa é rebatida por Robert Willian.
“Está contrariando a lei de drogas, que fala que qualquer pessoa que colaborar, incentivar, induzir ou ajudar a pessoa a usar droga está cometendo um crime”, disse. “Distribuição de canudo não vai reduzir (o uso de drogas), vai é incentivar que as pessoas utilizem mais a cocaína. A questão da água... se eles não tiverem a água destilada para diluir a cocaína em pó, eles, com certeza, não vão usar”, avaliou.
Sinceramente, existem atitudes bem complicadas de se analisar. Colocando uma visão grossa, acredito que a finalidade da Prefeitura é se preocupar com a população, não seremos hipócritas a acreditar que nossa juventude não consome drogas, né? Obviamente por se tratar de um órgão público se deve ao cuidado da questão. Fornecer canudos e água destilada com a finalidade de aumentar o consumo de drogas é um método escroto, na vista de uma Prefeitura, e creio ainda, que isso não deve acontecer, e sim um policiamento adequado (lembrando que sou a favor da liberação das drogas, quem sabe em breve faço um post sobre o caso). Agora, em relação aos preservativos e lubrificantes, não podemos ser hipócritas a tal ponto de pensar que um adolescente de 15 ou até 14 anos, não faz sexo, poxa quantas meninas surgem grávidas todo o dia? Os preservativos devem ser usados para evitar uma gravidez não planejada, e não são somente "maiores" que fazem seu uso. Facilitar o encontro do preservativo com o cidadão, maior ou menor de idade não importa, e sim, o cuidado e a conscientização deste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário