quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Elaboração da Prova do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

As questões que compõem a prova são selecionadas do Banco Nacional de Itens, que possui cerca de 10 mil questões, feitas por professores de várias universidades do país. Para ainda, compor o exame são sorteadas perguntas de cada área, Liguagens e Códigos (Português, Literatura e Língua Estrangeira), Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia), Ciências da NAtureza (Biologia, Química e Física) e Matemática.

De acordo com o Inep, a prova é preparada com meses de antecedência. 

As Questões:

As questões elaboradas por professores passam por uma revisão do Inep. Elas devem ter um texto-base com uma pergunta, e cinco alternativas objetivas com somente uma resposta, além de estar relacionadas ao conteúdo do Ensino Médio. 

As perguntas, após a revisão, são testadas por estudantes do 1º e 2º ano, que realizam uma prova de 48 questões, porém o processo todo é extremamente sigiloso, por este motivo, os alunos não sabem que estão participando de uma avaliação "preparatória" para o ENEM. Com o pré-teste, é possível analisar e classificas as questões em grau de dificuldade, os itens que tiveram altos índices de acertos e erros são descartados, os demais com índices medianos de acertos e erros, são separados em fáceis, médios e difíceis. 

Na hora de formular a prova são selecionadas 180 questões (45 de cada área cobrada), sendo 25% fáceis, 25% difíceis e 50% medianas. Além da prova, a redação é composta por assuntos nacionais em discussão na mídia. 

A nota é calculada de acordo com a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera os acertos quanto a dificuldade das questões, assim os alunos que acertaram o mesmo número podem não tirar a mesma nota.


A prova de "medir" o conhecimento do aluno, porém é tratada como "vestibular" pois é através da nota no ENEM que o candidato consegue uma vaga em universidades do país. Sou contra isso, acredito que a educação no país possui um desequilíbrio muito grande, em cidades o aproveitamento de alunos possuem aproveitamento mediano, em outros muito bom e em outros níveis horríveis. A prova, deveria servir como medida para analisar onde a educação e em que áreas deveria ter melhor tratamento, porém se quisermos considerar esta nota, para não gerar um desinteresse dos alunos, devemos adotar uma medida mínima, por exemplo, o aluno que obtiver a nota 9 no exame, deve ganhar uma bolsa de estudos, ou equiparar sua nota com o vestibular de cada instituição, e não simplesmente "cortar custos" de alguma faculdade por aderir ao governo, em detrimento de suas vagas. Não é atoa que as instituições federais de ensino estão cada vez mais desacreditadas (obviamente muito em detrimento das greves, más estruturas e etc).

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