O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, afirmou que os preparativos para os Jogos Olímpicos são os piores já vistos (já ganhou meu respeito). Ele apresentou um panorama terrível dos avanços na preparação das Olimpíadas de 2016 e disse que “a situação é crítica”.
No Rio, o prefeito Eduardo Paes, o governador Luiz Fernando Pezão e o Comitê Rio2016 rebateram as críticas e voltaram a dar garantias de que todas as instalações serão entregues a tempo, apesar dos problemas e atrasos.
Coates, que tem 40 anos de experiência em Jogos Olímpicos e foi chefe do comitê organizador local das Olimpíadas de Sydney-2000, já realizou seis visitas ao Rio como membro da Comissão Coordenadora do COI, que supervisiona os Jogos. Ele sustentou que o COI se viu obrigado a tomar medidas sem precedentes, colocando especialistas no comitê organizador do Rio, para garantir a realização do evento esportivo.
— O COI adotou um papel mais ativo, é algo sem precedentes para o COI, mas não há um plano B. Iremos ao Rio. É a pior situação que eu já vivi. Creio que a situação é pior que em Atenas, em 2004. Em Atenas, tínhamos que tratar com um governo e algumas autoridades municipais. Aqui há três. Existe pouca coordenação entre o governo federal, o estadual e o municipal, que é responsável por grande parte da construção — afirmou Coates.
Em nota, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio rebateu as críticas de Coates. “Temos uma missão histórica: organizar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Brasil e da América do Sul. Vamos cumpri-la. Em 2016, o Rio organizará Jogos excelentes, que serão entregues absolutamente dentro do prazo e dos orçamentos já anunciados (#sqn)”. Já o prefeito Eduardo Paes disse, à tarde, que as críticas são bem-vindas.
fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/vice-presidente-do-coi-critica-preparativos-para-rio-2016-12328465#ixzz30Ha2s700
Nenhum comentário:
Postar um comentário