terça-feira, 23 de julho de 2013

O Boato do Bolsa Família, O que é o Programa?: Assistencialismo X Parasitismo

Justiça arquiva inquérito para apurar boato do Bolsa Família. Com conclusão de "falta de existência de elementos" que apontem a autoria. No última dia 12 a Polícia Federal informou que não encontrou os indícios do crime.

O 3º Juizado Especial Criminal de Brasília, arquivou o inquérito criminal instaurado para apuração da autoria do boato que, em maio, levou milhares a lotéricas e às agências da Caixa. Os beneficiários do programa correram para efetuar seus saques, com receio que o programa fosse acabar, boato que o governo prontamente desmentiu. O pedido do arquivamento do inquérito policial foi pedido pelo Ministério Público e com base, nas investigações da Polícia Federal.

Bolsa Família, o que é?

Nas palavras do governo: O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda ($$$) que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza no país.

Um programa de concreto assistencialismo, do Governo Lula (2003), criado para integrar ao Fome Zero e os demais programas implementados no Governo Fernando Henrique Cardoso, como ainda integra o Bolsa Escola, Auxílio Gás, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação. Uma família em extrema miséria vive sem ter o que comer, o programa auxilia neste combate, pois (pelo menos deveria) destina todos os recursos ($$$) que a família recebeu do Estado para sua subsistência.

O assistencialismo é a doutrina ou prática política que defende a assistência aos mais carenciados na sociedade. Com relação ao Bolsa Família, um programa que destina recursos a família carente para esta poder se alimentar.



Sinceramente, um programa assim vejo 2 lados, o positivo pois toda família por mais dificuldades e histórico que tiver, merece receber comida (acreditando que estes recursos são para os alimentos e não para a cachaça de cada dia), o outro lado já um "parasitismo" em que o indivíduo recebe o auxílio e fica satisfeito, acreditando que o que recebe é o suficiente, deixando de produzir, trabalhar e consequentemente, contribuir para seu país. Acredito que o melhor seria um modelo em que o indivíduo recebesse os recursos até determinado período, fosse "policiado" para dentre de algum prazo trabalhar, ou adquirir/receber alguma função, tornando assim numa assistência provisória da União, dos Estados e do Município.

A reflexão de Rachel Sheherazade sobre a notícia e o Bolsa Família, esclarece muito e compartilho de seu pensamento (vídeo abaixo).

Cada um com sua opinião.




função: http://pt.wikipedia.org/wiki/Assistencialismo https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia http://www.mds.gov.br/bolsafamilia http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/07/justica-arquiva-inquerito-para-apurar-boato-sobre-bolsa-familia.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Parasitismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário