segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tropa de Elite da Vida Real


Estão presas todas as 25 pessoas denunciadas por integrar uma quadrilha acusada de cobrar propina para "fazer vista grossa" às atividades ilegais praticadas na Zona Oeste do Rio. A operação, que foi chamada de Amigos S/A, prendeu oficiais da PM, entre eles o número três da hierarquia da corporação, o coronel Fontenelle.



Em 2007, o Brasil e o mundo conheceram os bastidores da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no filme "Tropa de elite". A rotina da PM e do Batalhão de Operações Especiais foi escancarada nas telas de cinema. Uma obra que causou preocupação em 24 oficiais da polícia, entre eles Alexandre Fontenelle - o coronel preso nesta segunda (15) na operação Amigos S/A.




Na época do lançamento, esses policiais entraram com um processo contra a produtora e a distribuidora do filme. Eles alegavam que, na história, estariam sendo violados (honra, dignidade e mesmo integridade física dos autores) e, por isso, deveria ser suspensa a comercialização, veiculação e exibição do longa-metragem. 

No entendimento da juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, que negou o pedido de liminar, o filme traduz o cotidiano de boa parte dos cariocas e não precisaria ficar em segredo de Justiça ou ser censurado. No fim do processo, a causa foi considerada improcedente.

Seis anos depois de tentar impedir que a imagem da polícia fosse manchada, Alexandre Fontenelle foi preso e exonerado do cargo de comandante do Comando de Operações Especiais - órgão que cuida do Bope. Ele é acusado de chefiar um esquema de cobrança de propina de comerciantes, mototaxistas e motoristas de vans para que policiais deixassem de combater atividades ilegais.

Crescem os rumores para o terceiro filme ou boatos?



fonte: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/09/coronel-da-pm-preso-no-rj-tentou-impedir-exibicao-de-tropa-de-elite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário