O valor pago pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais desde o início do ano alcançou R$ 1,1 trilhão nesta quinta-feira (4 de setembro), por volta das 3h30, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Neste ano, o valor chega 20 dias antes do que em 2013, indicando aumento da carga tributária. Cada vez pior, não?
“Não há mais espaço para aumento da carga tributária. O próximo governo terá que fazer ajuste nas finanças públicas e, paralelamente, procurar o setor privado para viabilizar concessões e parcerias e, assim, atacar os gargalos que oneram o setor produtivo e os cidadãos”, observa o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota.
A redução de impostos não é prioridade de nenhum candidato à presidência.
O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
Também se pode fazer comparações do que os governos poderiam fazer com o dinheiro arrecadado, o que recomendo, como quantas cestas básicas se poderia fornecer e quantos postos de saúde poderiam ser construídos.
O Impostômetro encerrou o ano de 2013 com a marca recorde de R$ 1,7 trilhão.
fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/09/brasileiros-pagaram-r-11-trilhao-em-impostos-no-ano.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário