quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ponto de Vista #4: #SOMOS TODOS MACACOS

Você já deve ter visto, os banner desta campanha por aí. O fato no futebol tem racismo (nenhuma novidade, só não via quem é cego). Se fosse só no futebol seria ótimo, mas não é.

Sou contra todo e qualquer tipo de preconceito, mas devemos reconhecer que ele existe e é estúpido. Já tinha falado sobre isso, no Ponto de Vista #3, racismo e tal, mas faltava essa nova campanha (que pra mim é pura publicidade).

Todo mundo viu Daniel Alves comendo a banana durante o jogo. Todo mundo viu o árbitro que teve seu carro coberto de bananas e amassado. Todo mundo viu a torcida do Real Garcilaso fazendo sons de macaco pra Tinga, quando ele tocava na bola.

E de todas as práticas, como jogadores irritados, e saindo de campo, gerando confusão, a de Daniel Alves foi a melhor. Principalmente a resposta dele, no Galvão na Estrada, quando perguntado sobre racismo.





É um problema cultural e não exclusivo do futebol. A mídia futebolística só fala disso (e me irrita). E NÃO somos todos macacos. Somos seres humanos dotados de inteligência e muito diferente de macaco. Claro que a inteligência não é exclusividade de toda raça humana (mas faze o que né?).

É um problema social, e medidas governamentais poderiam fazer efeito, leis boas e RÍGIDAS. Mas aqui é Brasil, lembram o que aconteceu com árbitro gaúcho e o jogador Tinga? Um encontro com a Presidente Dilma, e o resultado? Talvez eles comeram uns salgadinhos em Brasília, e só.

É tudo publicidade, campanha aqui e a colá. Ocorre um gesto desse no futebol, porque somos apaixonados por futebol, e isso toma uma grande repercussão, mas poxa isso é fruto de uma sociedade preconceituosa, arcaica e discriminatória. Campanha vai ajudar? Que nada, mas como todo Brasileiro é criativo é capaz de surgir, #SOMOSTODOSVIADOS, #SOMOSTODOSBÊBADOS, #SOMOSTODOSPOBRES, e o resultado? Nada de novo.



É lindo ver a comoção, o apoio a Daniel Alves, todo mundo tirando foto com uma banana, mas e? Mudou algo? Talvez eles receberam uns curtir e deu. Precisamos sim de leis fortes, sobre a discriminação. Quando alguém praticar o racismo, e tanto outros atos discriminatórias, ganhar cadeia e não uma fotinho no Instangram.

Exemplo quem deu, foram os americanos contra o dono do clube de basquete, baniram do basquete pelo resto da vida, significa nunca mais, e aplicar uma multa de 5 milhões, fora um processo crime. Ou o Villareal que excluiu do quadro de funcionários quem jogou a banana e ainda proibiu ele de entrar nas dependências do clube e ir a qualquer jogo do time, pelo resto da vida e quando acontece no Brasil é 10,30 mil de multa e umas partidinhas de jogos fechados, piada né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário