Sempre pensei, e penso que o cargo da Magistratura é cercado de conceitos e requisitos, não estou falando do concurso. Sim, eu sei que são anos de preparação e o concurso é dificílimo.
Mas o que você pensa quando vê um Juiz de Direito? Pois é, a imagem em dia não anda muito lá essas coisas...
Desde o mensalão, a figura máxima do Judiciário ficou abalada, e principalmente pela corrupção que se assola em todos os meios públicos do Brasil, mas calma não estou dizendo que todo juiz é corrupto e sim que existe em toda profissão, cargo público pessoas mal preparadas para tal e sim, agentes de má fé.
Todo mundo viu o que aconteceu no julgamento do mensalão e depois no mais recente episódio do Juiz da Lei Seca, como anda sendo chamado pela mídia. No caso em questão, aqui, o Juiz, pelo que li, colocou seu cargo acima da lei, fazendo que a agente de trânsito que estava aplicando a lei, fosse ora condenada por abuso de autoridade e tendo que pagar indenização.
A conduta do juiz em específico, e não vou citar nomes, na minha opinião é desonesta e possui meios ardilosos para sua encorporação no processo que moveu contra a agente. O juiz já teve multas, condutas reprováveis, como o episódio das compras num navio que possuía free shop, porém este só seria usado pelos tripulantes, mas o famoso não aceita um "não" como resposta.
Sabe aquela criança irritante, mimada que só aceita sim? E fica braba e esperneia quando recebe um belo e sonoro não na cara? Pois é...
Tal cargo, deveria ser controlado de perto pela Corregedoria Jurídica, bem como Conselho Nacional de Justiça, mas com efeito, um Juiz de Direito, como Prefeito, Vereador, tantos exemplos posso dar, deve ter uma conduta ilibada, cristalina que sirva de modelo aos cidadãos. Tudo bem erros e acidentes acontecem, como multa de trânsito, algum erro, acidente tudo entendo, mas quando é demais, ou por motivos torpes, fúteis ou mesmo desconfiáveis, deve ser apurado e corrigido.
E não deixar que reles mortais, que são iguais a mim e você, sejam Deuses na Terra.